O Procon de Juazeiro realizou uma operação de fiscalização em farmácias de manipulação e drogarias da cidade nesta quinta-feira (8). O objetivo da ação foi garantir a segurança e saúde dos consumidores, além de fiscalizar e orientar os estabelecimentos comerciais do município, verificando o cumprimento das normas de proteção e defesa do consumidor.
De acordo com o Procon, foram fiscalizados 11 estabelecimentos, incluindo quatro farmácias de manipulação. Foram inspecionadas a validade dos produtos e medicamentos, bem como a precificação de cada item. Além disso, foi verificada a presença de farmacêuticos durante o horário de atendimento, visando assegurar a devida assistência aos clientes. Durante a ação, apenas duas autuações foram realizadas, sendo encontrados produtos fora da validade e, em uma delas, foi constatada a ausência do Código de Defesa do Consumidor. Os produtos foram retirados das prateleiras e os estabelecimentos têm 10 dias para apresentarem suas defesas.
“A partir destas fiscalizações, garantimos que os fornecedores realmente cumpram o que as leis consumeristas determinam. Não temos a intenção de atrapalhar ninguém ou impedir que trabalhem, pois o nosso trabalho não é só o de punir, mas também o de orientar, tanto os consumidores, quanto os fornecedores”, destacou Carlos Macedo, coordenador do Procon.
O Procon de Juazeiro, vinculado à Prefeitura Municipal por meio da Procuradoria Geral do Município (PGM), está localizado na Rua Minas Gerais, nº 446, Edifício Centro Médico e Empresarial Renato Cerqueira, 4º andar, bairro Santo Antônio (próximo à Galeria Rio Fitness). Os atendimentos são realizados de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, tanto presencialmente quanto pelo e-mail: procon@juazeiro.ba.gov.br.