Quem tem costume de comprar chocolates na Páscoa, é bom começar a preparar o bolso. A menos de dois meses da data comemorativa, especialistas ouvidos pela CNN afirmam que os preços devem estar mais altos este ano — e desta vez a culpa é do clima.
E essa alta de preços deve ser repassada ao consumidor final nos próximos meses. Fernando Vichi, COO do Grupo CRM, dono da Kopenhagen e Brasil Cacau, confirma que os preços dos chocolates na Páscoa deste ano estarão mais “salgados” do que o planejado em toda a indústria, justamente por conta da alta do mercado de cacau. Ele explica que a produção para a Páscoa deste ano começou entre setembro e outubro de 2023 para a maioria do setor, quando também foi definida a precificação dos itens.
“Quando a gente olha lá atrás, o preço do cacau rondava na ordem de US$ 3,5 mil a tonelada. Se a gente olhasse para média histórica de cinco anos, ele já estava de 30% a 40% mais caro”, afirma.
Ainda segundo Vichi, o preço atual do cacau não vai influenciar mais a Páscoa deste ano, porque toda a indústria comprou o fruto antes e se preparou, mas efetivamente a indústria fez a Páscoa de 2024 com um cacau de 30% a 40% mais caro do que ela fez a Páscoa de 2023.
Para itens mais simples, com embalagens modestas e mais industrializados, o custo de matéria-prima influencia mais o preço final do que outros, como gastos de mão de obra ou custos indiretos de fabricação.
Por outro lado, produtos mais “elaborados”, com embalagens mais caras ou de produção artesanal, conseguem “diluir” o impacto do preço do cacau em relação aos demais custos de produção.
//Fonte: CNN Brasil//