O governo federal acionou suas representações diplomáticas para pedir auxílio internacional no combate a incêndios florestais no Brasil. Os pedidos foram feitos ao Paraguai, Colômbia, México, Peru, Uruguai, Chile, Canadá e Estados Unidos.
O Ministério das Relações Exteriores instruiu as embaixadas brasileiras nesses países a “realizar consultas urgentes” sobre possíveis ações de cooperação. No caso do Uruguai, o governo sinalizou que pode prestar apoio aos brasileiros com envio de uma “aeronave da Força Aérea e a doação de 40 mil litros de líquido extintor de incêndio”.
O pedido de assistência internacional foi feito após a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, solicitar apoio à Agência Brasileira de Cooperação, órgão vinculado ao Ministério das Relações Exteriores .
A situação das queimadas e a crise climática foram temas de uma reunião realizada na noite de ontem no Palácio do Planalto, com a presença do presidente Lula, de Marina e dos ministros Rui Costa, da Casa Civil e Márcio Macêdo, da Secretaria-Geral da Presidência.
Lula vai se reunir na tarde desta terça-feira com os presidentes do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso, e do Congresso, senador Rodrigo Pacheco, para tratar da crise e anunciar medidas contra as queimadas.