O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) está concluindo os primeiros serviços da obra de duplicação da BR-407 em Petrolina-PE. Na próxima segunda-feira dia 30, serão liberados ao tráfego, uma ponte sobre o Riacho Porteiras e um viaduto no km 126 no entroncamento das BR-407 e BR-428.
Com a conclusão deste segmento de obras viárias, o Departamento finaliza o complexo de obras de arte especiais numa região que vai beneficiar mais de 16 mil motoristas que trafegam diariamente nessa região. Agora os moradores da cidade contam com um trânsito local mais seguro e os usuários de longa distância da BR-407/PE ganham mais fluidez no deslocamento.
De acordo com Anderson Lima, chefe do DNIT, "o complexo viário de um viaduto e a ponte teve um investimento do Governo Federal de R$ 34,3 milhões. Foram executados serviços de infraestrutura, mesoestrutura e de superestrutura da Obra de Arte Especial (OAE), aterro com terra armada, terraplenagem, pavimentação e sinalização, além da instalação de dispositivos de segurança e proteção como defensas metálicas e barreiras de concreto divisória do tipo "New Jersey".
A duplicação faz parte de um conjunto de ações que visam proporcionar uma melhoria do trânsito na região, aumentando a fluidez do tráfego, melhorando a mobilidade urbana e reduzindo o tempo de viagens, nesta que é uma importante via de escoamento da produção agrícola do vale do São Francisco."
A autarquia segue trabalhando no local para finalização das obras de duplicação e os usuários devem ficar atentos à sinalização de trânsito e da obra. No total, a duplicação contempla 11,3km, iniciando no segmento 1 nas proximidades do acesso ao projeto de irrigação N1 até a rotatória do Posto Asa Branca e o segmento 2, iniciando na ponte sobre Riacho das Porteiras até o viaduto dos Barranqueiros.