A base do governo Jerônimo Rodrigues (PT) saiu vitoriosa nas eleições municipais deste domingo (6) na Bahia, elegendo prefeitos em 308 dos 416 municípios do Eestado, segundo levantamento. Liderando a coalizão, o PSD conquistou 116 prefeituras, incluindo cidades importantes como Alagoinhas, Conceição do Coité e Eunápolis. O Avante elegeu 60 prefeitos, enquanto o PT garantiu 47, com destaque para Amargosa e Esplanada.
Por outro lado, a oposição, liderada pelo União Brasil e Progressistas, ficou com 108 prefeituras. O União Brasil, embora tenha conquistado 39 prefeituras, mantém o controle de grandes cidades como Salvador, com Bruno Reis; Feira de Santana, com Zé Ronaldo; e Vitória da Conquista, com Sheila Lemos. Camaçari, outra cidade relevante, será decidida no segundo turno entre Caetano (PT) e Flávio Matos (União Brasil).
O Progressistas foi o maior destaque da oposição, com 42 prefeituras, incluindo vitórias expressivas em Jequié, com Zé Cocá, e em Luís Eduardo Magalhães, com Júnior Marabá. Os resultados mostram o domínio da base governista em grande parte dos municípios, enquanto a oposição manteve o controle em regiões estratégicas do Estado.