Em comunicado conjunto divulgado nesta segunda-feira (12), os Estados Unidos e a China concordaram em reduzir as tarifas mútuas, apelidado de “tarifaço”. O acorde tem o tempo estipulado de 90 dias.
Os países passaram o final de semana negociando suas políticas cambiais em Genebra, Suíça. Liderado por autoridades das duas maiores economias do mundo, ambos os lados elogiaram o “progresso substancial”.
Até 14 de maio, os EUA reduzirão temporariamente suas tarifas sobre produtos chineses de 145% para 30%, enquanto a China reduzirá seus impostos sobre importações americanas de 125% para 10%, de acordo com o comunicado.
Ambos os lados reconhecem “a importância de uma relação econômica e comercial sustentável, de longo prazo e mutuamente benéfica”, afirmaram.
Os dois lados também concordaram em estabelecer “um mecanismo para dar continuidade às discussões sobre as relações econômicas e comerciais”, liderado pelo vice-primeiro-ministro chinês, He Lifeng, pelo secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, e pelo representante comercial dos EUA, Jamieson Greer, segundo o comunicado.