O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou nesta quinta-feira (19) que decidirá “nas próximas duas semanas” se vai se envolver diretamente no conflito entre Israel e Irã, iniciado na última sexta-feira dia 13, a partir de um ataque do regime israelense ao território iraniano.
Em um comunicado lido por sua secretária de imprensa, Karoline Leavitt, ele falou que dependendo de negociações que podem ou não ocorrer com o Irã, tomará a decisão sobre participar ou não da guerra nas próximas duas semanas.
Por sua parte, em uma mensagem na televisão iraniana, Khamenei advertiu os Estados Unidos das consequências de participarem da guerra iniciada por Israel.
O Aiatolá afirmou que os estadunidenses devem saber que o povo iraniano não vai se render nem se submeter a ameaças e que qualquer intervenção militar terá consequências irreparáveis.
são 585 mortes de iranianos e 24 israelenses. No Irã, os números incluem os comandantes da Guarda Revolucionária e do Estado-Maior do Exército, além de nove cientistas do programa nuclear. Os dados são da ONG americana Human Rights Activists.