Os estudantes da rede pública nascidos em julho e agosto recebem nesta quinta-feira (26) a quarta parcela do programa Pé-de-Meia, no valor de R$ 200. O repasse corresponde ao incentivo-frequência e é destinado aos alunos matriculados no ensino médio regular ou na Educação de Jovens e Adultos (EJA) que apresentem presença mínima de 80% nas aulas.
A iniciativa, vinculada ao Ministério da Educação (MEC), tem como objetivo incentivar a permanência dos jovens na escola e garantir apoio financeiro ao longo da formação. A Caixa Econômica Federal é responsável pela operacionalização dos pagamentos, que estão sendo feitos de forma escalonada até o dia 30 de junho, conforme o mês de nascimento dos estudantes.
O depósito é feito em uma conta poupança digital da Caixa, aberta automaticamente em nome do estudante. Os alunos maiores de 18 anos podem movimentar o valor diretamente pelo aplicativo Caixa Tem.
Já os menores de idade precisam de autorização do responsável legal para movimentar a conta, o que pode ser feito tanto pelo aplicativo quanto presencialmente em uma agência da Caixa.
O estudante pode consultar o status dos pagamentos, regras do programa e dados escolares no aplicativo Jornada do Estudante, desenvolvido pelo MEC. Informações sobre o valor disponível e movimentações da conta também podem ser acessadas pelos aplicativos Caixa Tem e Benefícios Sociais.
Segundo a Caixa, cerca de 3,2 milhões de alunos estão aptos a receber o benefício nesta etapa. O programa Pé-de-Meia é considerado uma "poupança do ensino médio" e representa uma das principais políticas públicas de combate à evasão escolar no país.