De acordo com dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em 2024, apenas 29,31% dos alunos da rede municipal de Juazeiro, na região Norte da Bahia, foram considerados alfabetizados na idade certa, ou seja, até o final do 2º ano do ensino fundamental. O índice representa uma queda em relação ao ano anterior, quando o percentual era de 31,2%.
A taxa também ficou bem abaixo da meta estipulada para o município, que era de 38,21%. A avaliação faz parte do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, iniciativa que visa garantir a alfabetização plena até os sete anos e estabelece metas progressivas até 2030.
Em contato com o Portal Preto no Branco, um profissional de educação, que preferiu não se identificar, classificou os dados como um reflexo direto da forma como a educação foi conduzida pela gestão anterior.
“O resultado negativo expõe as fragilidades da política educacional implantada na gestão da ex-prefeita Suzana Ramos, que entregou o município com índices de alfabetização insuficientes para garantir o direito à aprendizagem das crianças na idade adequada. A queda no desempenho e o não cumprimento da meta nacional demonstram que o problema não é apenas de contexto, mas também de gestão”, avaliou.
O profissional ressaltou ainda que o baixo desempenho compromete não apenas o futuro educacional dos estudantes, mas também o cumprimento dos indicadores que balizam as políticas públicas e os repasses de recursos federais vinculados à melhoria da educação.
“Para reverter esse cenário, a nova gestão terá que enfrentar desafios estruturais e pedagógicos: recompor perdas de aprendizagem, fortalecer a formação de professores, investir em material didático de qualidade e promover o acompanhamento sistemático das turmas iniciais. A recuperação dos índices de alfabetização passa, necessariamente, por uma política educacional robusta, que trate o direito à leitura e escrita como prioridade absoluta”, acrescenta.
Ele finaliza destacando que agora, “a população espera um compromisso firme e transparente do poder público com a recuperação da qualidade da educação infantil e dos anos iniciais, especialmente no que diz respeito à alfabetização. O futuro de milhares de crianças depende da capacidade do município em garantir que todas aprendam a ler e escrever no tempo certo”.