Uma nota encaminhada à redação da redeGN pelo produtor e artista João Gilberto Guimarães, cobra da Secretaria de Cultura de Juazeiro, uma resposta sobre o porquê do cancelamento do edital Cultura Viva.
"Após muitas reuniões, pressão popular e reivindicações legítimas, o edital Cultura Viva foi finalmente lançado. Nele, 10 grupos culturais foram contemplados com base nos critérios estabelecidos. Todos cumpriram com zelo e seriedade as exigências: reuniram documentos, buscaram certidões, preencheram formulários, participaram de reuniões e submeteram seus projetos dentro das regras do jogo. O pagamento estava previsto para ocorrer até o dia 30 de junho. Mas junho passou. Julho chegou. E o que recebemos foi silêncio, desrespeito e uma reunião-surpresa onde nos comunicaram o cancelamento do edital, por alegada "ingerência" da Secretaria de Cultura do município", escreveram.
Na nota, João Gilberto Guimarães e demais, relatam que receberam "com profunda indignação e um sentimento de frustração a notícia do cancelamento do edital Cultura Viva, anunciado pela Prefeitura Municipal de Juazeiro", declararam.
De acordo com a nota, "A Lei Aldir Blanc 2 foi criada para garantir o acesso à cultura e fortalecer os trabalhadores e coletivos que atuam nesse campo, especialmente após os impactos da pandemia. Juazeiro, como outros municípios, recebeu esses recursos para investir em quem faz arte e cultura no município. Infelizmente, sob a gestão anterior, 76% do valor disponível foi utilizado de forma absolutamente questionável, direcionado quase integralmente à realização do Carnaval 2024. Um uso indiscriminado, oportunista e amplamente denunciado por artistas e produtores da cidade. Mesmo assim, resistimos. Lutamos por quase dois anos, cobrando da nova gestão uma postura ética, técnica e responsável diante do pouco que restou", declararam cobrando um posição da gestão.
Na nota os artistas dizem que "Juazeiro tem uma classe artística viva, potente, propositiva. Não somos amadores, não somos improviso. Somos trabalhadores da cultura que constroem diariamente o imaginário, a memória e o futuro desta cidade", relatam, ao tempo que cobram uma posição da prefeitura de Juazeiro.
"Exigimos que a Prefeitura Municipal de Juazeiro cumpra imediatamente o pagamento aos projetos aprovados no edital Cultura Viva. Exigimos transparência, respeito e compromisso com a cultura da cidade. Se a cultura de Juazeiro continua de pé, é apesar da gestão pública, não por causa dela. Mas não vamos nos calar.
CONFIRA NOTA PREFEITURA JUAZEIRO: O secretário interino da Seculte informa que está sendo feita uma análise dos editais 07 e 08 da PNAB, com possibilidade de ampliação de vagas*
A Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes/Seculte de Juazeiro, através do gestor interino Brejnev Santana, informa está sendo analisada a possibilidade de reabertura dos editais da Política Nacional Aldir Blanc/PNAB, agora com a ampliação do número de vagas disponíveis para a cultura viva do município.
O secretário interino, Brejnev Santana, explica que está sendo feita uma análise técnica e jurídica dos processos oriundos dos editais 07 e 08, na pespectiva de assegurar a continuidade ou ajuste para viabilizar a execução dos recursos do Ciclo I da PNAB. Informa ainda que no Centro de Cultura João Gilberto, nesta terça-feira (29), será realizado um curso de capacitação para os grupos culturais que pretendem pré certificação para os Pontos e Pontões de Cultura.
As informações quanto ao novo calendário serão divulgadas no site oficial da Prefeitura e nos demais canais de comunicação da administração municipal.