Em 2024, Juazeiro, na região Norte da Bahia, registrou 194 Mortes Violentas Intencionais, totalizando 76,2 homicídios por 100 mil habitantes. Os dados, divulgados no Anuário Brasileiro de Segurança Pública, colocam a cidade como a terceira mais violenta do país no ano passado.
Vale destacar que, entre os indicadores de violência constam também as mortes ocorridas em intervenções policiais no município. Conforme os dados, em 2024 foram 42 registros desse tipo em Juazeiro, o que corresponde a 22% de todas as mortes violentas ocorridas no município no ano. Ou seja, uma em cada quatro mortes violentas registradas na cidade no ano passado foi durante ações policiais.
O Anuário aponta ainda que o perfil das pessoas violentadas, no geral é de “jovens, do sexo masculino, em sua maioria negros e moradores de áreas periféricas”.
Importante destacar que, nas estatísticas da Polícia Militar da Bahia as mortes registradas “em confronto” ou “revide a injusta agressão”, termos policialescos e comuns nos informes da corporação não são computadas. A justificativa é a de que nestas ações não há intenção de matar e trata-se de ocorrências decorrentes do ofício dos agentes de segurança em ação de combate a criminalidade.
Outros fatores que contribuírem para o crescimento de 9,6% na taxa de MVI em relação a 2023, foram o tráfico e a guerra entre grupos criminosos, conforme o anuário. Na região, duas facções têm maior domínio, são elas: Bonde do Maluco (BDM) e uma dissidência deste grupo, intitulada “Honda”.
“Dados pelo Atlas da Violência referem-se ao ano de 2024”, destaca a Prefeitura de Juazeiro
Procurada pelo Portal Preto No Branco, a Prefeitura de Juazeiro esclareceu que “os dados recentemente divulgados pelo Atlas da Violência referem-se ao ano de 2024 e, portanto, não traduzem a realidade atual do município. Informações atualizadas da Polícia Militar da Bahia apontam uma redução de 15,1% nos crimes (CVLI) em Juazeiro no primeiro semestre de 2025, em comparação ao mesmo período do ano anterior.
Segundo a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), a região Norte do estado lidera a redução dos índices de violência, e Juazeiro se destaca nesse cenário por meio de uma atuação coordenada entre as forças de segurança e a prefeitura municipal.
A queda nos indicadores é reflexo de ações estruturantes implementadas pela Prefeitura, como o fortalecimento da Guarda Civil Municipal com novos veículos, armamentos e capacitações, ampliação da cobertura de iluminação pública, requalificação de espaços urbanos e investimentos em tecnologia de monitoramento.
Além disso, medidas inéditas ampliaram a proteção à população, a exemplo da implantação da Patrulha Maria da Penha 24h, da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher com funcionamento estendido à noite e aos fins de semana e de políticas efetivas de inclusão social voltadas à prevenção da violência.
A atual administração reafirma seu compromisso com a segurança e o bem-estar da população, pautando-se em dados concretos, ações integradas e resultados consistentes”.