https://public-rf-upload.minhawebradio.net/248052/slider/d6ef89ed4e8cbb09103986f9a4ad28b0.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/248052/slider/2f10f191e0c1bd2035b8a290b951eed4.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/248052/slider/07a8d7eb44bfd65be354aa42808dde6d.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/248052/slider/af5c0edaa5cd6e160a1efe364e7b8171.png
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/248052/slider/d7d616ea701d77ee6e310a4fa848c301.jpg
PM morre após passar mal durante curso no Ceará; Igor Carvalho era natural de Juazeiro
Por Sandro Costa
Publicado em 05/08/2025 16:57
Noticias

Um soldado da Polícia Militar do Estado do Ceará (PMCE) morreu durante o Curso de Operações Táticas Rurais (Cotar), na noite dessa segunda-feira (4/8).

Igor Irlei Dedino Carvalho, 38 anos, sentiu-se mal durante a instrução de Natação Utilitária, nas instalações do 3º Batalhão de Operações Litorâneas de Fuzileiros Navais, segundo nota oficial da Marinha do Brasil. Segundo informações, o soldado era natural de Juazeiro e treinava na Academia Refea.

“Imediatamente ao ocorrido, o militar recebeu os primeiros socorros pela equipe médica que acompanhava a instrução, sendo encaminhado para o Hospital Naval de Natal. Sem responder às manobras de ressuscitação realizadas, infelizmente, o óbito do soldado foi confirmado”, informou a Marinha.

A força disse que o Núcleo de Assistência Social do Comando do 3º Distrito Naval foi disponibilizado no Rio Grande do Norte e no Ceará para prestar o apoio necessário. “A Marinha do Brasil lamenta o ocorrido durante o Curso de Operações Táticas Rurais da Polícia Militar do Estado do Ceará, e solidariza-se com aquela corporação, familiares e amigos do soldado”, declarou.

Em nota, à imprensa, a Marinha do Brasil (MB) lamentou o ocorrido.

A Marinha do Brasil (MB) informa que na noite de ontem (4) um Soldado, Aluno do Curso de Operações Táticas Rurais da Polícia Militar do Estado do Ceará (PMCE), sentiu-se mal durante a instrução de Natação Utilitária, atividade que faz parte do curso, que ocorria nas instalações 3° Batalhão de Operações Litorâneas de Fuzileiros Navais.

Imediatamente ao ocorrido, o militar recebeu os primeiros socorros pela equipe médica que acompanhava a instrução, sendo encaminhado para o Hospital Naval de Natal. Sem responder às manobras de ressuscitação realizadas, infelizmente, o óbito do Soldado foi confirmado.

Em auxílio à PMCE, o Núcleo de Assistência Social do Comando do 3º Distrito Naval foi disponibilizado nos Estados do Rio Grande do Norte e Ceará para apoios necessários.

A Marinha do Brasil lamenta o ocorrido durante o Curso de Operações Táticas Rurais da Polícia Militar do Estado do Ceará, e solidariza-se com aquela corporação, familiares e amigos do Soldado.

Um Inquérito Policial Militar foi instaurado para apurar as circunstâncias do ocorrido

 

Nota de pesar

A PMCE divulgou uma nota de pesar após o falecimento do soldado, que estava na corporação há seis anos. Igor Irlei estava lotado no Batalhão Especializado em Policiamento do Interior (Bepi).

O Comando da Corporação disse, na nota, que se solidariza com a dor dos familiares e amigos, ao tempo que coloca o aparato da instituição à disposição.

“O soldado Irlei chamava a atenção por sua vontade de buscar conhecimento, sempre solícito às missões da PMCE, disciplinado e amigo aos seus irmãos de farda, já deixa saudades”, disse o comandante da 4ª Cia/Bepi, capitão João Queiroga.

 

O curso

O IX Curso de Operações Táticas Rurais (Cotar) da Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará começou no dia 7 de julho. De 91 homens e mulheres da PMCE que começaram o treinamento, apenas 32 continuaram, após os primeiros dias, segundo publicação do perfil oficial do Cotar.

“O IX Curso de Operações Táticas Rurais 2025.1 segue exigindo o máximo de cada guerreiro. Dos 91 que iniciaram essa jornada, apenas 32 seguem firmes rumo ao tão sonhado brevê Cotar”, afirmou, no Instagram.

Segundo a PMCE, “a qualificação é voltada para o preparo dos operadores de segurança no desempenho de ações e operações em ocorrências situadas em áreas rurais e regiões inóspitas, como, por exemplo, a caatinga do sertão nordestino”.

A Marinha do Brasil também enviou nota à imprensa

 

Redação RedeGN, com informações Metrópoles/Foto: Reprodução/WhatsApp

Comentários