Um policial militar, Sargento da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE) evitou que uma mulher cometesse suicídio no viaduto Barranqueiro em Petrolina. A REDEGN tem como diretriz editorial não publicar informações sobre suicidio e ou tentativas, todavia a ação conjunta entre a Policia Militar e Corpo de Bombeiros merece destaque por ter salvado uma vida na manhã desta segunda-feira (01).
Segundo informações prestadas a REDEGN, por volta das 5h30, uma equipe do GATI foi acionada por um casal sobre uma mulher prestes a cometer suicídio no viaduto. Ao chegar ao local, a equipe constatou que a mulher estava sobre a barreira de contenção, em risco iminente de se "jogar" do viaduto.
A ação neste caso reflete que a "tentativa de suicídio, para a Segurança Pública, deve ser alvo de maior preocupação que o suicídio em si, por se tratar de uma quebra na ordem pública e porque exige da Polícia Militar adoção de medidas operacionais durante o atendimento da ocorrência"
A REDEGN não obteve apesar dos contatos o nome do Policial Militar que nas imagens é possível ver ele agindo depois de usar uma tática de conversa e aproximação. Pelas redes sociais dezenas de internautas parabenizaram a Policia Militar e Corpo de Bombeiros pela prestação de serviço. A mulher após a ação que evitou o suicidio recebeu atendimento médico.
Setembro Amarelo marca a campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio. Durante todo o mês, a iniciativa tem como objetivo chamar a atenção para a importância de discutir e promover ações a respeito do suicídio.
ÉTICA: A REDEGN segue orientações do Manual de Prevenção Suicidio e busca refletir que relatos de suicídios de uma maneira apropriada, acurada e cuidadosa, por meios de comunicação esclarecidos, pode prevenir perdas trágicas de vidas.O suicídio é um fenômeno complexo que tem atraído a atenção de filósofos, teólogos, médicos, sociólogos e artistas através dos séculos; de acordo com o filósofo francês Albert Camus, em O Mito de Sísifo, esta é a única questão filosófica séria.
Como um sério problema de saúde pública, o suicídio demanda a atenção da REDEGN, mas sua prevenção e controle, infelizmente, não são tarefas fáceis. As melhores pesquisas indicam que a prevenção do suicídio, mesmo sendo uma atividade factível, envolve toda uma série de atividades, que variam desde as melhores condições possíveis para a criação das crianças e dos jovens, passando pelo tratamento efetivo dos transtornos mentais, até o controle dos fatores de risco ambientais.
A disseminação apropriada da informação e o aumento da conscientização são elementos essenciais para o sucesso de programas de prevenção do suicídio.
De acordo com a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), desde 2014, em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), o Brasil realiza essa campanha de conscientizar a sociedade e fomentar com informações relacionadas à prevenção do suicídio no país.
Segundo a OMS, são registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo. Mas também informa que existem episódios subnotificados, o que pode chegar a mais de 1 milhão de casos. No Brasil, a estimativa é de 14 mil casos por ano, o que leva em média trinta e oito pessoas cometem suicídio por dia.
redegn Foto redes sociais