O prefeito de Juazeiro, Andrei Gonçalves, e outros três representantes de municípios brasileiros estão nos Estados Unidos para negociar a partir de hoje com governantes americanos sobre as tarifas impostas aos produtos do Brasil.
Também integram a comitiva o prefeito de São José dos Campos (SP), Anderson Faria (PSDB), e Alexandre Ferreira (MDB), de Franca (SP). Eles participam, no estado de Oklahoma, da “Fall Leadership Meeting 2025”, uma conferência nacional de prefeitos dos Estados Unidos.
A viagem foi organizada pela Frente Nacional de Prefeitos e Prefeitas (FNP). Os representantes brasileiros terão encontros com cerca de 40 prefeitos, e a expectativa é que, ao final do evento, seja apresentada uma carta conjunta aos governos norte-americano e brasileiro.
Andrei Gonçalves representa Juazeiro, no norte da Bahia, maior exportador de mangas do Brasil para os EUA. Em 2024, o município registrou aproximadamente R$ 131 milhões em exportações para o mercado externo.
“Vamos tentar sensibilizar os norte-americanos para que eles vejam que o grande perdedor são eles próprios”, disse o prefeito.
“Nesta época do ano, o único país que vende manga para os EUA é o Brasil. Outros países, como México e Peru, têm janela de exportação em outro momento. […] No primeiro semestre, vendemos para países da Europa e do Oriente Médio. No segundo, só exportamos para os EUA. Estamos falando de um produto perecível, que vai ficar na árvore e apodrecer”, comentou Andrei Gonçalves
Já São José dos Campos e Franca, em São Paulo, têm economias voltadas para setores estratégicos. São José é sede da Embraer, uma das líderes mundiais da indústria aeroespacial, com o setor aeronáutico respondendo por 67,5% das exportações locais; Franca, por sua vez, é responsável por quase 6 milhões de pares de calçados exportados anualmente.
Redação PNB, com informações UOU