A estudante Ana Iara Macedo, do Colégio Estadual Pedro Raymundo Moreira Rêgo, em Juazeiro, no norte da Bahia, foi escolhida para representar o Sertão do São Francisco na VI Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, que será realizada de 6 a 10 de outubro, no município de Luziânia (GO).
A jovem apresentará o projeto “Rio São Francisco e os Canais da Vergonha”, que chama atenção para a necessidade de revitalizar os riachos que cortam Juazeiro e para a conscientização da comunidade sobre o cuidado com o território. A iniciativa reforça a importância da preservação ambiental e busca estimular o protagonismo juvenil em ações voltadas a um futuro sustentável para a região.
Além de Ana Iara, outros 18 estudantes irão compor a delegação baiana na conferência, que tem como tema “Vamos transformar o Brasil com educação e justiça climática”.
Etapa estadual
Nos dias 25 e 26 de setembro, estudantes delegados, professores e especialistas participaram, em Salvador, da V Conferência Estadual Infantojuvenil pelo Meio Ambiente. Esta edição mobilizou mais de 152 mil alunos, de 400 escolas em 113 municípios.
A Conferência Estadual integra o processo preparatório da etapa nacional e envolve turmas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental de escolas de todo o Brasil, que desenvolvem jornadas pedagógicas em defesa da justiça climática.